Fonte: pinterest

Com certeza você já se viu diante de um dilema de combinação de cores de roupas.

A falta de conhecimento nas cores pode nos levar ou a fazer combinações extremamente carregadas ou ainda não arriscar e manter sempre os mesmos tons.

Muita gente não sabe, mas o segredo da combinação das cores está no  chamado Círculo Cromático ou Círculo de Cores.

Conhecendo o círculo cromático

De acordo com a teoria das cores, há três cores primárias, que são: Vermelho, azul e amarelo. Todas as outras cores são oriundas desses três tons.

A partir da junção de duas cores primárias, temos as cores secundárias, que são o verde, laranja e violeta. A cor que é produzida pela mistura de três cores primárias é chamada de cor terciária.

O circulo cromático facilita na combinação de cores, pois colocam em cores lado a lado em um círculo de acordo com sua tonalidade. A partir do círculo, é possível visualizar quais as cores que melhor se harmonizam e criar combinações monocromáticas, análogas ou em tríade.

A seguir, confira os tipos de combinações da cor azul e que não tem como dar errado:

1. Look monocromático

combinação de cores de roupas monocromática é aquela em que se usa diversas tonalidades dentro da mesma cor.

Esta é uma combinação fácil de fazer e também pode-se acrescentar uma peça de uma cor neutra, como  roupas brancas, pretas ou cinzas.

2. Look com cores análogas

A combinação com cores análogas é quando você combina uma cor primária com suas cores “vizinhas” a ela no círculo cromático. Recomenda-se, entretanto, não misturar cores quentes e frias na mesma composição.

As cores de tons neutros podem ser sempre usados nos acessórios ou como base da combinação.

3. Combinação de cores complementares

Nesse tipo de combinação, a associação é feita com a cor que está oposta no circulo de cores.

No uso de cores complementares, há a mistura de cores frias e quentes. Esta combinação costuma dar muito certo, pois associa um tom mais vibrante com um mais sóbrio. Veja esta produção para se inspirar:

4. Combinação em cores tríades

Na combinação de tons em tríade é feia a associação de três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo cromático. Ou seja, basta imaginar um triângulo no círculo de cores.

Esta combinação é ideal para os dias que você deseja um look mais colorido e divertido, mas ao mesmo tempo elegante. Confira esta produção:

Agora que você já sabe as melhores forma para fazer a combinação de cores de roupas, certamente você vai começar a encontrar inúmeras possibilidades de looks em seu guarda-roupa.

No início, é comum que você consulte o círculo cromático, mas com a prática você vai acostumando.

Espero que tenha gostado.

Bj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.